Uma conversa sobre a filantropia de presença que anda de mãos dadas com as soluções climáticas locais
A proposta visa trazer a narrativa sobre filantropia de base territorial, abarcando experiências do Sul Global, considerando as vivências de múltiplos fundos que compõem a Aliança Territorial da Rede Comuá e o Movimento Shift The Power, além da participação de organizações com atuação em apoio a OSCs como Instituto Itaúsa, o Instituto Sociedade População e Natureza – ISPN e o FUNBIO com o intuito de debater a urgência da chegada de recursos para territórios e as mudanças de paradigma dos fluxos de poder e circulação de recursos.
Instituto Sociedade População e Natureza – ISPN
#Shift the Power
Instituto Itaúsa
FunBEA – Fundo Brasileiro de Educação Ambiental
Instituto Comunitário da Baixada Maranhense
FUNBIO – Fundo Brasileiro para a Biodiversidade
financiamento para proteção da vida e dos territórios
Em uma região marcada por altos índices de violência contra defensoras/es de direitos humanos e meio ambiente, não há como àqueles que se propõem a fazer filantropia de justiça social ficarem distantes do apoio à defesa dessas pessoas. O painel abordará, com experiências concretas, a urgência de financiamento rápido e emergencial para proteger vidas, mas também a necessidade de apoio estruturante, incorporação de uma cultura de segurança integral, fortalecimento da assessoria jurídica popular, da comunicação comunitária, de redes de solidariedade e do bem viver nos territórios.
Fundo Casa Socioambiental
Fundo Brasil de Direitos Humanos
Fondo Emerger
Porticus
CPT Pará e Articulador das CPTs na Amazônia
FAU-LAC (Fondo de Acción Urgente para América Latina y el Caribe)
O fortalecimento dos sistemas alimentares é uma das chaves para redefinir as crises globais do clima e da alimentação. Esta sessão busca identificar caminhos e recomendações sobre como apoiar e financiar comunidades na transição para modos de produção de alimentos que aumentem sua resiliência climática. O objetivo é centralizar a liderança de agricultoras(es), pescadoras(es), comunidades indígenas e camponesas do Sul Global na construção de políticas, trazendo suas evidências e histórias, e explorando maneiras de investir o financiamento climático na construção de sistemas alimentares resilientes no Sul Global.
Adaptation Research Alliance
International Funders for Indigenous Peoples
Samdhana Institute
Pawanka Fund
Youth Association for the Defense of Human Rights and Environmental Protection (AJDHPE)
ASEAN Climate Resilience Network
Klima Center – Manila Observatory