Diante do colapso do sistema global de cooperação internacional, nos perguntamos coletivamente: o que é possível agora? Um momento de reflexão para buscar uma voz comum diante da policrise global em que vivemos, com foco na resiliência de nossas organizações e das comunidades com as quais trabalhamos.
descolonizando o financiamento climático desde a base
O painel debaterá como as juventudes do Sul Global estão descolonizando e transformando o financiamento climático, desafiando as lógicas e as estruturas tradicionais de poder. A partir de experiências concretas de fundos indígenas, comunitários e globais, e de organizações juvenis, a conversa abordará caminhos para redistribuir o poder, remover barreiras de acesso e colocar jovens no centro das decisões. O espaço busca fortalecer alianças entre juventudes e filantropias, tornando o financiamento mais justo, acessível e enraizado nos territórios e saberes locais.
redes que impulsionam um financiamento justo para o Sul Global
Em um contexto de emergência climática e ambiental, somada a ameaças a direitos e à democracia, esta mesa aborda o papel estratégico das redes no fortalecimento da filantropia do e para o Sul Global. Discutiremos como a colaboração em rede e a criação de comunidades impulsionam a reconfiguração dos fluxos de poder e recursos, fortalecem estratégias de incidência conjunta e se constituem como estratégias de resistência e articulação entre fundos de justiça socioambiental.